Fleabag
Outro dia, assistindo ao Emmy, vi que essa série, Fleabag, tava ganhando tudo. Eu já tinha notado ela no Prime Video, mas não me interessei naquele momento. Mas quando a série escrita, produzida e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge fez o arrastão na premiação, percebi que deveria dar uma chance. A Amazon já tinha feito uma série de comédia muito boa, a Marvelous Mrs. Maisel (falarei dela ainda), então já poderia esperar qualidade. E não me decepcionei!
Fleabag conta a história da protagonista, Fleabag, em seu cotidiano. Uma premissa simples e direta! A série é inglesa, então veremos muito deste humor inglês, cheio de crítica social e até constrangedor, mas proposital. Fleabag nos mostra as relações complicadas com a família, que, mesmo usando um tom leve, na verdade esconde a dureza de se ter que conviver com o luto e dividi-lo com seus parentes. E como toda família, nem todo assunto é fácil de digerir.
A série tem apenas duas temporadas, e foi escrita para ser só isso. Só que depois da enxurrada de prêmios, a Amazon tem “forçado” ($$$) a autora a dar continuidade na história. Ela teve um final, mas facilmente poderia continuar.
Então, nestas duas temporadas, vemos Fleabag precisando superar a morte da mãe depois de uma batalha contra o câncer de mama (o que deixa seu pai preocupado com as filhas – Fleabag tem uma irmã mais velha -, enviando-as para avaliações médicas periódicas e a encontros feministas) e de sua melhor amiga e sócia. Além disso, precisa manter a cafeteria sem a tal sócia, lidar com o relacionamento do pai viúvo com a madrinha (e com a própria madrinha!) e seus próprios relacionamentos. Parece sufocante? Phoebe consegue te fazer rir de toda esta desgraça. Sério!
Uma das coisas mais legais é que Phoebe Waller-Bridge conta a história no que podemos considerar duas perspectivas diferentes, já que além de vivenciar aquelas situações, ela, o tempo todo, conversa com o espectador utilizando a quebra da quarta parede quase que o tempo todo (e isto faz muito parte do humor empregado à série, já que ela “antecipa” algumas cenas, principalmente as mais absurdas).
Fleabag vale muito a pena ser assistida. É uma série curta, com 6 episódios divididos em duas temporadas, e cada um com menos de 30 minutos. É certo que você irá experimentar uma porrada de sentimentos, assim como a protagonista.